sábado, 18 de maio de 2013

Os desafios do Ensino do Violão à Distância


Por Miquéias Bandeira

Propaganda do IUB retirada de uma revista
Quem não se lembra do Instituto Universal Brasileiro, IUB? Nas revistas em quadrinho o que mais víamos era a propaganda dos cursos chamados de Cursos por Correspondência, inclusive tinha um curso de violão. Há mais de 70 anos atrás o IUB vem fazendo EAD. Os cursos eram feitos através de material didáticos enviados pelos Correios. A foto ao lado mostra a propaganda do IUB. Parei o artigo só pra procurar um a revista bem antiga que estava guardada, rs. 

Segundo o professor José Manuel Moran Doutor em Comunicação pela USP, EAD é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Moran explica que a modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat, videoconferência), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

Nesta modalidade de educação, está havendo diversas pesquisas e aplicações das tecnologias com vistas ao aprimoramento do ensino aprendizagem. Instituições vêm investindo nesta modalidade de ensino. No dia a dia de diversas escolas e universidades o termo EAD já é algo comum, natural. Na música, ambientes virtuais EAD também já vem sendo pesquisados e testados a sua funcionalidade  No violão já há um avanço considerável. Por exemplo, há pesquisas em andamento na UFPB e no CEFET RN em Mossoró.

 Já existe uma plataforma, um ambiente virtual para criação, participação e administração de cursos na Web: o TelEduc. O ambiente surgiu de uma proposta de mestrado, em 1997. Nessa época, de acordo com Freire e Prado apud Silva (2003)¹, havia um conceito de formação centrada na construção contextualizada do conhecimento que era centrado no professor em sala de aula presencial durante todo o processo de formação do aluno. Como isso era inviável surgiu a ideia de criar esse ambiente virtual.

Screenshot do Ambinete Virtual TelEduc.

Hoje, vários cursos EAD são oferecidos “rodando” neste ambiente virtual inclusive o de música. Porém ainda há desafios a serem vencidos. O principal desafio está na falta da “interação humana” explica Moran (2012). Cabe ao professor ainda os papéis: "ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida". A novidade é que "hoje temos a possibilidade de os alunos participarem de ambientes virtuais de aprendizagem". Porém como "motivá-los a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula"?

Em minha experiência como professor de violão por diversas vezes precisei motivar o aluno inclusive estudando junto com ele. Muitos não têm o ânimo necessário para ficar repetindo escalas cromáticas, arpejos e até mesmo a própria peça que está sendo estudada. Esse cenário muda um pouco quando a peça faz parte do “gosto” musical do aluno. Mas, e as peças que são necessárias ao desenvolvimento técnico e interpretativo que não fazem parte das suas canções favoritas? Imaginem então a falta de motivação que existe em um EAD voltado para o violão.

Faz-se necessário então uma busca por maior interatividade nesses ambientes de ensino aprendizagem e esse será o tema do próximo artigo.

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MORAN, José Manuel. O que é educação a distância? Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm. Acesso em: 17 maio 2013.

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