Por Miquéias Bandeira
Propaganda do IUB retirada de uma revista |
Quem não se lembra do
Instituto Universal Brasileiro, IUB? Nas revistas em quadrinho o que mais
víamos era a propaganda dos cursos chamados de Cursos por Correspondência,
inclusive tinha um curso de violão. Há mais de 70 anos atrás o IUB vem fazendo EAD.
Os cursos eram feitos através de material didáticos enviados pelos Correios. A foto ao lado mostra a propaganda do IUB. Parei o artigo só pra procurar um a revista bem antiga que estava guardada, rs.
Segundo o professor
José Manuel Moran Doutor em Comunicação pela USP, EAD é uma modalidade de
educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados
espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um
ambiente presencial de ensino-aprendizagem. Moran explica que a
modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca
oportunizar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das
vezes por intermédio das tecnologias (internet, wiki, fórum, chat,
videoconferência), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou
temporalmente.
Nesta modalidade de
educação, está havendo diversas pesquisas e aplicações das tecnologias com
vistas ao aprimoramento do ensino aprendizagem. Instituições vêm investindo nesta
modalidade de ensino. No dia a dia de diversas escolas e universidades o termo
EAD já é algo comum, natural. Na música, ambientes
virtuais EAD também já vem sendo pesquisados e testados a sua funcionalidade
No violão já há um avanço considerável. Por exemplo, há pesquisas em andamento na UFPB e no
CEFET RN em Mossoró.
Já existe uma plataforma, um ambiente virtual
para criação, participação e administração de cursos na Web: o TelEduc. O
ambiente surgiu de uma proposta de mestrado, em 1997. Nessa época, de acordo
com Freire e Prado apud Silva (2003)¹, havia um conceito de formação centrada na
construção contextualizada do conhecimento que era centrado no professor em
sala de aula presencial durante todo o processo de formação do aluno. Como isso
era inviável surgiu a ideia de criar esse ambiente virtual.
Screenshot do Ambinete Virtual TelEduc. |
Hoje, vários cursos EAD
são oferecidos “rodando” neste ambiente virtual inclusive o de música. Porém ainda
há desafios a serem vencidos. O principal desafio está na falta da “interação
humana” explica Moran (2012). Cabe ao professor ainda os papéis: "ajudar
na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da
vida". A novidade é que "hoje temos a possibilidade de os alunos
participarem de ambientes virtuais de aprendizagem". Porém como
"motivá-los a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula"?
Em minha experiência
como professor de violão por diversas vezes precisei motivar o aluno inclusive
estudando junto com ele. Muitos não têm o ânimo necessário para ficar repetindo
escalas cromáticas, arpejos e até mesmo a própria peça que está sendo estudada.
Esse cenário muda um pouco quando a peça faz parte do “gosto” musical do aluno.
Mas, e as peças que são necessárias ao desenvolvimento técnico e interpretativo
que não fazem parte das suas canções favoritas? Imaginem então a falta de
motivação que existe em um EAD voltado para o violão.
Faz-se necessário então
uma busca por maior interatividade nesses ambientes de ensino aprendizagem e
esse será o tema do próximo artigo.
__________________
¹ http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/417200794130AM.pdf. Acesso em: 17 maio 2012
MORAN, José Manuel. O que é educação a distância? Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/dist.htm. Acesso em: 17 maio 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário