sábado, 4 de maio de 2013

Onde estão as REVISTAS especializadas?

por: Miquéias Bandeira




Os violonistas, diletantes e estudantes de violão brasileiros já tiveram sabor do que é poder ter em mãos uma revista especializada nesse instrumento que tanto apaixona. Tiveram por que pelo que me consta a única revista que existia deixou de ser publicada se não me falha a memória em 2010 na edição 28. Eu aqui não me refiro àquelas revistinhas de cifras que apenas viciam os violonistas iniciantes a só tocarem com ela. Vocês sabem o que quero dizer.(rs). Refiro-me a revistas que aprofundam o conhecimento com abordagens musicais, intelectuais e pedagógicas.

Uma revista especializada tem uma grande importância em qualquer segmento, pois ela atende a uma demanda muito específica.  Quem é guitarrista tem ótimas opções como a conhecidíssima GuitarPlayer, CoverGuitarra, mas onde estão as REVISTAS especializadas em violão?

Fora do Brasil, é possível encontrar diversas revistas para violão. No nosso país o que se vê são revistas que deixaram de ser publicadas, apenas sendo encontrados números antigos de anos atrás em algum site na internet. Lá fora, por exemplo, temos a Soundboard que é um a revista trimestral da Guitar Foundation of America, a Acoustic Guitar.

A Cassical Guitar é outra,  uma das mais conceituadas. seja qual for o seu lugar no mundo da guitarra, você vai encontrar algo de interesse nessa revista. Profundamente ilustrada com uma cobertura sem precedentes de eventos do mundo, a revista inclui regularmente recursos, entrevistas, notícias internacionais, cobertura de eventos de guitarra em todo o mundo, música, livros, concertos e gravação de opiniões, artigos sobre a história do violão, análise musical e técnica; suplementos de música e um concerto diário. Há também uma lista de professores de guitarra (entrada gratuita para assinantes) e uma lista de sociedades de guitarra.

Soundboard April 

É notória a importância de uma revista especializada. Nós violonistas vivemos de métodos e métodos. Um revista com entrevistas de grandes violonistas, dicas, lições, questões do universo trabalhista do músico violonista não é fácil de encontrar, principalmente aqui no Brasil onde uma revista sobre novelas tem seu apoio e espaço garantido, mas um trabalho voltado para a arte, educação, cultura tem um espaço mínimo e difícil de ser explorado. No momento as que existiram podem ser encontradas com colecionadores, violonistas que compravam ou que foram assinantes ou ainda no famoso "sebo" nos centros das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário