Artigos



Gostaria de abrir esse espaço, trazendo um assunto de grande importância na vida de um violonista. Grande parte do tempo de um violonista é gasto em cuidados com suas unhas. Isso se dá por que ele conhece muito bem a influencia da unha no resultado sonoro do violão. Sem falar com o imprevisto quando uma unha se quebra. É um “Deus nos acuda,” é um terror na vida de qualquer Violonista Clássico. Na minha época de estudante de conservatório certa vez observei uma cena inusitada, pelo menos para mim. 


Meu professor de violão pegando uma bola de ping pong, também conhecida como bola de tênis de mesa, aquelas brancas feitas de um material plástico. Com uma tesoura ele cortou a bola em duas partes, logo em seguida cortou uma das partes num formato próximo da unha do polegar da mão direita. Depois de alguns ajustes no tamanho ele colou mais parecido com uma unha. Estava feito uma unha postiça. Com cola instantânea a base de cianocrialato ele fixou a sua criação por baixo da unha do polegar da mão direita.  Eu aprendi então a me salvar no caso em que a unha se parte, deixando o violonista muito estressado.

      O cuidado que o violonista tem com suas unhas não é só para evitar a quebra da mesma. É de grande importância o formato das mesmas, fazendo parte do que podemos chamar de um ritual de manutenção das unhas, que proporcionam uma melhor obtenção do som do violão. Neste artigo trataremos da importância do formato e também de como tanto um iniciante como o violonista mais experiente poderá de posse dessas informações conseguir produzir mais qualidade em sua sonoridade no violão. No final do artigo o leitor encontrará uma série de dicas de como se deve cuidar das unhas.

     A unha é um anexo cutâneo formado por células epiteliais queratinizadas, dispostas em placas de queratina dura. Situa-se n leito da epiderme ao qual esta firmemente aderida. Na evolução da espécie humana as mãos e os pés foram sofrendo alterações significativas, sendo que as unhas também sofreram tais transformações. A lâmina ungueal, que era uma estrutura córnea mais espessa tornou-se uma mais fina, facilitando os movimentos e a apreensão de pequenos objetos (LIMA, MENDONÇA, 2004 MONTENEGRO, 2007, REGO)




Violão Clássico




TABLATURA


por Miquéias Bandeira

Apesar de ensinar meus alunos a lerem partitura, em muitas ocasiões recorro a tablatura quando quero passar alguma dica rápida, ou algo específico. Tablatura (ou TAB) é uma forma muito popular de escrita o violão e outros instrumentos de cordas. Consiste numa forma de notação musical com linhas horizontais representando as cordas e nelas são marcados com números quais os trastes que devem ser pressionados pelo músico.  A tablatura não é algo novo. Existem registros na Europa de tablaturas por volta de 1300. Na Ásia há registros ainda mais antigos. Há uma grande quantidade de tablaturas para o alaúde do período renascentista (começando por volta de 1400).


Comumente encontro definições indicando que tablatura é um sistema simples de fácil aprendizado, porém existem tablaturas complexas que além de indicar as cordas há também notação rítmica, ornamentações, sinais de repetição, etc. Muitas vezes alguns padrões são seguidos. Quando não, o compositor indica o que ele quer dizer com os símbolos usados.
Os dois tipos mais famosos de tablatura são a francesa e a italiana. Enquanto a francesa usa letras para orientação, a italiana usa números.

As tablaturas mais simples são de assimilação bem rápida, mas em compensação fica difícil executar o  ritmo a não ser que você já esteja familiarizado com a música, ou terá que ter uma gravação como guia. Por esta razão, muitas são escritas também com os valores.

Ex:

Segundo a Wikipedia, a tablatura é na maior parte da vezes (mas não exclusivamente) encontrada para instrumentos de cordas trasteados, em cujo contexto é geralmente chamada, no universo anglo-saxão, pela forma reduzida tab (exceto para alaúde). É freqüentemente usada para violão, guitarra elétrica, baixo elétrico, alaúde, arqui-alaúde, tiorba, angélique, mandora e vihuela, mas em princípio pode ser usada para qualquer instrumento de cordas trasteados, inclusive o ukulele, o bandolim, o banjo e a viola da gamba - assim como muitos aerofones de palheta livre como a harmônica. Enquanto atualmente a tablatura é mais usada para notar música rock e pop, é frequentemente vista na música folclórica e era muito comum na Europa durante os períodos da renascença e do barroco. (No contexto da tablatura moderna para guitarra ou violão, a notação musical padrão é geralmente chamada de 'notação na pauta' — apesar das tablaturas também serem escritas em uma 'pauta'). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tablatura)

Segue a baixo um trecho da música Greens-leeves encontrada no Henrique Pinto Vol I. O trecho está escrito na partitura e tablatura a título de comparação.

Partitura:


















Tablatura:







A seguir temos uma tablatura onde podemos observar que nem sempre ela é tão simples como costumeiramente ouvimos as pessoas dizerem:



Bem pessoal, para otimizar o aprendizado de vocês deem um olhada neste vídeo sobre Como ler Tablatura disponível no meu Canal do Youtube. Qualquer dúvida é só deixar um  comentário aqui no Blog. 






































===================================================================

CONCURSOS INTERNACIONAIS


Miquéias Bandeira 15/01/13

Decidi postar sobre esse assunto para socializar alguns pontos sobre de como se dá um concurso de música mais especificamente de violão. Por esses dias recebi em minha caixa de e-mail um divulgando o  Concurso Internacional de Guitarra “Victor Pellegrini.” 

Victor Pellegrini um virtuoso no violão, amplamente reconhecido e premiado em concursos internacionais de violão na Espanha, Venezuela e Cuba, está entre os violonistas mais profissionais e completos da sua geração. O músico já se apresentou em diversos países nas Américas e na Europa, além de ter se destacado junto a orquestras sinfônicas da Suíça, Venezuela, Hungria, Suíça, México e Cuba. Víctor Pellegrini já gravou uma dezena de discos na Itália, Porto Rico, México, Venezuela e Cuba. 

Mais informações sobre o músico veja aqui




Um Concurso sempre é regido por normas e regras que é mais conhecido como regulamento. Não seria diferente um Concurso Musical:

Regulamento
  • Podem participar violonistas de todas as nacionalidades, com um limite de idade de 30 anos desde o início da competição. Os candidatos devem apresentar um documento comprovativo da sua data de nascimento.
  • Um sorteio será feito para determinar a ordem em que os candidatos
             - O candidato não tem o direito de repetir o trabalho em diversos eventos.
             - Os candidatos direito a organização do recorde da competição (áudio ou vídeo) para                       difundir na mídia.
             - Além disso, o requerente renuncia a receber qualquer remuneração por este conceito.
  • As inscrições só serão enviadas através do formulário de inscrição no site.
  • A inscrição atrasos termina 15 dias antes do início da competição.
  • Registro envolve a captação deste regulamento.
Quanto a importância do Concurso:

Além do três mil francos, um segundo prêmio de dois mil francos e um terceiro prêmio de mil francos, o vencedor se apresenta no Festival Internacional de Guitarra de Lausanne e concertos no estrangeiro alavancado sua carreira e recheando grandemente o currículo.

Deixei por último o repertório exigido pela organização do Concurso:

Martes 21 de mayo
Eliminatoria Concurso Internacional
  • 2 Bagatelles – William Walton
  • Estudio No. 12 – H. Villalobos
  • 5 a 8 minutos de música a libre elección
Miércoles 22 de mayo
Semifinal Concurso Internacional
  • 2 movimientos de una Suite de J.S. Bach (Laúd)
  • La Catedral – Agustín Barrios
  • 5 a 8 minutos de música a libre elección
Jueves 23 de mayo
Final Concurso Internacional
  • Un recital de 30 minutos que no incluya obras de las pruebas anteriores.

Bem queridos leitores, espero que essa postagem sirva de esclarecimento sobre Concursos de violão, maiores informações sobre o Concurso clique aqui.  Um abraço!

Continua...



atualizado em 19/01/2013





Continuando este artigo sobre Concursos Internacionais, trataremos agora de um outro concurso de alto nível. O Concurso Guitar Kutná Hora, que será realizado entre de 02 a 06 de julho de 2013 em Kutná Hora uma cidade da República Checa que tem pouco mais de 21.280 habitantes. O evento é é realizado pelo Minstério de Cultura da República Checa e conta co diversas parcerias como: Cordas Savarez, D'Addario, hotéis e várias empresas.

Localização da República Checa                                                                 Parceiros do evento

Agregado ao concurso há vários Concertos e Master-classes formando na verdade um grandioso evento com: vendas, exposições, encontro de Luthiers e os já citados Concertos e Master class. Segue a seguir a lista que consta no site do Concurso:

Concertos:
Artistas convidados:
Zoran Dukic (HR)
Gabriel Guillen (A)
Hubert Kappel (D)
Eduard Leata (ROM)
Johannes Monno (D)
Michal Nagy (PL)
Thomas Offermann (D)
Judicaël Perroy (FR)
Stepan Rak (CZ)
Petr Saidl (CZ)
Ian Watt (GB)
Os vencedores da guitarra competições internacionais Fórum Gitarre Wien (A), Rust (A), Tychy (PL)

Venda de exposições:
Chanterelle Verlag
IKA - Ing. Jiří Bednar
Guitar Center - Pavel Vitáček

Fabricantes de guitarra:
Petr Matousek
Jan Tuláček
Karl-Heinz Römmich
Angela Waltner


Quanto a inscrição, existe duas categorias: como participante ou apenas ouvinte. O formulário é on-line e custa 98 euros para a categoria participante 30 euros para a ouvinte.


Na categoria ouvinte o preço inclui: taxa de competição, duas lições de master-classes  direito a assistir todos os concertos.


Participantes na categoria ouvinte o preço inclui: participação como auditor dentro das master-classes  concertos passar por todos os concertos.


Você pode escolher três professores:

Zoran Dukić (HR)
Gabriel Guillen (A)
Hubert Kappel (D)
Johannes Monno (D)
Michal Nagy (PL)
Thomas Offermann (D)
Judicaël Perroy (FR)
Petr Saidl (CZ)
Ian Watt (GB)

Todos da categoria participante podem escolher três professores do formulário de inscrição, que ele / ela gostaria de ter uma aula. Pelo menos uma aula com o professor de seu / sua escolha é garantida. Cada participante terá duas aulas de 40 minutos. cada uma com dois professores diferentes. Participantes ouvintes estão autorizados a estar presentes durante as aulas como auditores.

Quanto ao Concurso: 


Repertório e prêmios


I categoria - para 20 anos de idade (nascidos no ano de 1993 e posteriores)

1 ª rodada: programa gratuito (. 8-11 minutos), uma peça ou Classicismo romântico deve ser incluído.
Final: programa gratuito (. 18-22 minutos), uma peça renascentista ou barroca e um pedaço do século 20 ou 21 devem ser incluídos.
Prêmios:

1 º prêmio:
- Guitarra de concerto por Petr Matousek (valor 4 400 euros),
- Cordas de Savarez e D'Addario
2 º prêmio:
- Concerto de guitarra Vitaso VCG-130S,
- Cordas de Savarez e D'Addario
3 º prêmio:
- Concerto de guitarra Kantare,
- Cordas de Savarez e D'Addario


II º categoria - sem limite de idade

1 ª rodada: programa gratuito (. 8-11 minutos), uma peça renascentista ou barroco deve ser incluído.
2 ª rodada: programa gratuito (. 10-13 minutos), uma peça ou classicismo romântico deve ser incluído.
Final: programa gratuito (. 20-25 minutos), uma peça do século 20 ou 21 devem ser incluídos.
Prêmios:

1 º prêmio:
+ Guitarra show "Concerto Top Master Double" por Petr Matousek (valor 5 100 euros)
+ Concertos nos festivais: Kutná Hora (CZ), Kytara napříč žánry Praga (CZ), Křivoklát (CZ), Mikulov (CZ), Rheinbach (D), Rust (A), Viena (A), Tychy (PL), Zory (PL)
+ 500 euros
+ Cordas de Savarez e D'Addario
2 º prêmio:
+ Violão pela empresa IKA
+ 500 euros
+ Cordas de Savarez e D'Addario
3 º prêmio:
+ Violão pela empresa IKA
+ 300 euros
+ Cordas de Savarez e D'Addario
Prêmios especiais para as duas categorias:

Prêmio para o melhor participante Checa - crédito para os escores de guitarra (EUR valor 100) patrocinadas por Chanterelle Verlag.

Condições para ambas as categorias:

Jogando sem pontuação e manutenção de regras de tempo. Não é permitido repetir as peças nas rodadas. "Laureate Internacional da Guitarra Bienal Kutná Hora 2013" Título é aceito para o vencedor do 1 º prêmio na categoria de 1 º e 1 º e 2 º prêmio na categoria 2. O júri é o direito de não atribuir algum dos prêmios se a nível de arte correspondente não será alcançado. Os prêmios são indivisíveis, que pode ser concedido uma única vez, ou não ser concedida.

Mais informaçaoes sobre o Concurso clique aqui

Bem queridos leitores e amigos, aqui por aqui termino refletindo sobre como aqui no brasil, nosso país as coisas não são levadas tao a sério. Em como a música, sobretudo a instrumental é vista pela mídia e pelas grandes empresas como algo sem muito valor. Infelizmente o sistema capitalista reina e é quem manda no consumo fazendo com que uma banda de baixíssimo nível musical e poético cobre 40, 50 mil pra se apresentar e o pessoal paga.





Violão Clássico

2 comentários:

  1. gente estou procura a tablatura de suite espanhola isaac albeniz algem tem?

    ResponderExcluir
  2. Aprenda a tocar violão de maneira simples e didática, com melhor curso de violão para iniciantes. Acesse o blog abaixo:
    http://topmasterviolao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir