terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Violão no Cinema


Por Miquéias Bandeira

Houve um momento no fim do século XVII em que nenhum monarca respeitável era visto sem seu violão. Luís XIV e Charles II eram virtuosos, e a futura Rainha Ana achava que um professor de violão clássico era digno da recompensa anual de £ 100, uma pequena fortuna na época. Neste século a guitarra passa a ter cinco pares de cordas (também chamada de cinco ordens). Isto foi atribuído ao espanhol Vicente Espinel (1550-1624) que era poeta, novelista e músico.

No início do século XIX e no início do século seguinte, o instrumento teve seu lugar assegurado por Andrés Segóvia. No inicio do século passado, o violão era tido no Brasil como um "vilão", "violão vilão", instrumento do ócio, de malandro. A partir da década de 1970 o "vilão" volta ao estrelato resultado da maturidade de dois jovens violonistas: Julian Bream e John Williams. Hoje com o advento da internet a popularidade do violão cresceu muito. Há uma grande quantidade de recursos tecnológicos que facilitam o ensino aprendizagem, do instrumento, inclusive auxiliando muito aqueles que querem aprender o básico, tocar algumas canções “populares’ ou violão apenas como hobby. 

Violão ou vilão, mocinho ou bandido, o violão sempre esteve nas telas cinematográficas. Como ator principal ou coadjuvante o instrumento deixou sua marca.


Cena do filme Martin Fierro

Em Martin Fierro um filme de 1968-Argentina, dirigido por Leopoldo Torre Nilsson, estrelado por Alfredo Alcon - produção nomeado para a Palma de Ouro em Cannes - temos a aparição do instrumento em um duelo .


Duelo             





No filme A encruzilhada (1986), bastante conhecido entre os que tocam guitarra elétrica, um jovem  talentoso estudante de violão clássico, Eugene Martone (interpretado por Ralph Macchio), que é aficionado por blues participa de um duelo de guitarras.

Cena do filme A encruzilhada
O desfecho do filme se dá com o glorioso duelo entre o o estudante de violão clássico e o guitarrista do Diabo, Jack Butler (ninguém menos do que o guitarrista Steve Vai). 



Na trilha sonora do filme Vicky Cristina Barcelona (2008) as faixas de número 3, 5 e 9 são respectivamente: 

3. Entre Don Aguas - Paco De Lucia
5. Granada - Emilio de Benito
9. Asturias - Juan Quesada

Em  La Malagueña (Érase Una Vez En México),Once Upon a Time in Mexico (2003),    o nosso querido ator representa cenas nas mãos de um pistoleiro. Antonio Banderas reprisa o seu papel  como El Mariachi. Trecho do filme aqui.
Reuters Columbia Pictures
Clássico ou popular o violão tem seu espaço garantido na história. Não pretendi criar uma lista com todas as aparições do instrumento no cinema, mas é um trabalho satisfatório quem se propuser a assim fazê-lo. Abaixo deixo algumas informações importantes que encontrei num forum de violão:

"Nas décadas de 60 e 70 tinha o Tommy Tedesco, gravou várias trilhas para Hollywood e para a TV. Dizem que a leitura dele era espetacular.

Além de violão e guitarra, ele gravou quase todo instrumento de cordas, inclusive instrumentos étnicos. Por exemplo, se precisasse de um som de bozouki ou seja lá o que fosse, ele arrumava um bozouki, afinava como se fosse violão e tocava o que era pedido pra trilha - o importante era o exotismo do som, e não uma performance autêntica. E afinando que nem violão ele não tinha problemas pra ler

Alguns dos trabalhos dele:
Bonanza, filmes do Elvis, the Monkees, M*A*S*H, Green Acres, Batman, The Deer Hunter, The Godfather, Jaws, The French Connection, Field of Dreams, The Rocky Horror Show, Rio Lobo, The Ant and the Aardvark.


Nos desenhos animados aparece o violão parece nas mãos do El Cabong, Assim como existe "Zorro, de capa e espada", existe também "El Cabong, de capa e violão". Isso mesmo, seu violão é sua poderosa arma, capaz de desarmar qualquer vilão, apenas com uma paulada do instrumento musical na cabeça, seguido da palavra: Kabongo.

Você poderá ver um episódio clicando aqui.




Ver vídeo clicando aqui
Não podemos nos esquecer do episódio em seu Madruga tenta ensinar o menino Chaves a tocar violão com a célebre canção:


A
Quero ver Outra vez
                          E
Seus olhinhos de noite serena
      E
Quero ouvir Outra vez
                                 A
Suas palavras acalmando a minha dor
 A
Quero ser Outra vez
                             E
Quem inquieta a paz de seus sonhos

Com a voz amorosa
                             A
De um carinho embriagado de sonhos



Referências

http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/musica/o-retorno-do-violao-classico/comment-page-1/ 

http://www.violao.org/topic/192-filmes-com-violao-na-trilha-sonora/page__st__90
https://www.youtube.com/

2 comentários:

  1. Professor, quanto tempo.... parabéns pelo blog, estou seguindo e gostando muito. Quando vou ter a honrar de ter aulas com o senhor de novo?

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo mesmo.... Que bom que está gostando do blog, ele é feito pra todos. Manda um e-mail pra mim: emebandeira@hotmail.com. Abraço!

    ResponderExcluir